por Prof. Dr. João Gomes Filho
O avanço contínuo e acelerado da ciência, do desenvolvimento e da inovação tecnológica em todos os campos, áreas e setores do conhecimento são revolucionários.
Particularmente, no campo dos materiais, proporciona uma contínua revolução conceptiva-projetual no design e no redesign de produtos de todo tipo e natureza. Potencializa em muito a criatividade dos designers na resolução de problemas como, por exemplo, os de natureza estrutural, funcional, operacional, ergonômico e estético-formal.
Em alguns casos, permite a redução de dimensões e de peso drasticamente, aflorando o conceito e as soluções de miniaturização do produto. São muitos os casos, sobretudo na indústria de produtos eletroeletrônicos como, por exemplo, na área da computação, em produtos inovadores.
Na indústria automobilística, e de veículos de modo geral, a substituição gradativa do metal pelos plásticos de alta performance permite incríveis contribuições como, por exemplo, na redução significativa do peso dos veículos, bem como, o aumento da resistência a impactos. De quebra, naturalmente, redunda em custos produtivos cada vez mais menores. São inumeráveis os materiais com os quais conta o designer para a concepção e a configuração de qualquer produto ou sistemas de produtos.
…………………………………………………………………
João Gomes Filho. Doutor em arquitetura e urbanismo pela USP. Mestre em estruturas ambientais urbanas pela USP Designer industrial pela FAAP. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em design.
Consultor em ergonomia e design. Autor dos livros: Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma / Ergonomia do Objeto: sistema técnico de leitura ergonômica / Design do Objeto: bases conceituais. Todos pela Editora Escritura. São Paulo.