Mais uma estrela no céu

Por Alvaro Guillermo

Conheci João Gomes quando estava iniciando a carreira docente, ainda em seu mestrado, na década de 80.
Ele trabalhou na GAPP (um dos maiores escritórios de design na época) e tinha desenhado o ônibus duplo que a cidade de São Paulo pretendia lançar, com o qual ganhou prêmio na primeira bienal Brasileira de Design 90.
Demos aulas juntos na Universidade de Guarulhos, depois na Universidade São Judas e por muitos outros lugares.
O convidei inúmeras vezes para dar cursos e palestras.
No início da década de 90 me ajudou a formar a Associação de Ensino de Design de São Paulo – AEnD Sp, que viria anos depois a se tornar a AEnD-Br.
Sempre foi muito metódico e organizado, com seu ritmo peculiar, muito mais lento que o meu, sempre parecia que tudo ia dar certo mesmo aos 45 minutos do segundo tempo, essas diferenças entre nós nos fizeram ter muito respeito e admiração mútua. Aliás foi a dedicatória que me deixou no livro “ao super amigo Alvaro com admiração e carinho”.
Isso se reflete em seus livros.
Deixa uma riqueza de conteúdo na área do Design e especificamente da ergonomia.
Tive o prazer de escrever a apresentação da capa do livro Ergonomia do Objeto: sistema técnico de leitura ergonômica, Ed. Escrituras, 2003, que me parece de extrema importância hoje.
Com o advento das mídias sociais a quantidade de imagens que vemos ao navegar é imenso, com este sistema de leitura é possível compreender e perceber melhor, conceitos e intenções dos autores.
Saber Ler imagens nos dias atuais se tornou imprescindível e esta leitura obrigatória.
João abre o livro com esta frase de Gustave Flaubert “Quantos mais telescópios forem aperfeiçoados mais estrelas surgirão”.
Não é necessário o uso destes para saber que João é mais uma estrela no céu, que continuará iluminando sua linda família.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *